top of page

Psicoterapia individual

Ao iniciar o processo de psicoterapia, fecha-se um “contrato” com o cliente, colocando-se as seguintes questões:

-  Sigilo
-  Tempo de duração da sessão
-  Honorários
-  Periodicidade das sessões (semanais ou em mais vezes na semana)
-  Objetivos do tratamento

Nos primeiros atendimentos, são realizadas “entrevistas” com o cliente, para que se possa compreender a problemática e estabelecer um psicodiagnóstico, bem como a proposta de tratamento. 

Psicoterapia psicodinâmica

A psicoterapia psicodinâmica tende a ser menos intensa do que a psicanálise e privilegia a dinâmica da relação cliente – terapeuta, num ambiente seguro, de total aceitação e empatia.

A psicoterapia busca criar significado onde há ansiedade, vazio ou confusão. Para tanto, a confiança no terapeuta é fundamental. No primeiro encontro, o paciente deverá avaliar se sentirá à vontade suficiente para falar de sua vida, expressando-se sem receios. É a dinâmica dessa relação que determinará o sucesso do processo terapêutico. Sendo assim, a confidencialidade é essencial e o conteúdo de cada sessão será respeitado com total sigilo.

As sessões terão duração de 50 minutos e poderão ser semanais ou ocorrer com maior frequência se necessário. Será o ritmo do paciente e a complexidade do problema que determinarão o tempo da terapia. Estes aspectos práticos são definidos em conjunto na primeira sessão, embora possam ocorrer ajustes ao longo do processo.

Pedras equilibradas em jardim japonês
bottom of page